Páginas

15 dezembro 2013

Décadas da moda: os anos que influenciam os looks que você vai usar

As passarelas e as vitrines atuais sugerem que o glamour dos anos 1920, o romantismo dos anos 1960 e a praticidade dos anos 1990 estão de volta. Descubra qual década tem mais a ver com o seu estilo e aprenda a acrescentá-la ao seu armário.

1920: glamour chique

Livre dos espartilhos usados até o final do século 19, nos anos 1920 a mulher finalmente pôde mostrar algumas partes do corpo até então proibidas, como o colo, as costas e as pernas. Embalada pela novidade do jazz, a sensualidade era explorada com elegância e feminilidade. A fase de liberdade ainda inspirou formas soltas e tecidos leves, como a seda. Franjas e aplicações de canutilhos davam o tom festivo que a época pedia. Em 2013, essa influência propõe o resgate do que havia de mais refinado nos anos loucos. Repaginados para os dias de hoje, esses elementos remetem a uma maneira mais requintada de se vestir e dão originalidade a mulheres que gostam de estar sempre prontas para uma ocasião especial.

· Desfile Armani. 


1960: geometria festiva

Os anos 1960 ficaram conhecidos pela grande revolução que provocaram no mundo da moda. E o título não é à toa, afinal, essa foi a década da minissaia - que nasceu nas ruas de Londres, como gostava de afirmar a estilista Mary Quant -, da estética futurista, endossada pelos estilistas Cristóbal Balenciaga e André Courrèges, e da influência das artes plásticas nas modelagens e nas estampas, que ganharam referências geométricas. As mulheres também deram adeus aos vestidos rodados e aderiram às calças cigarrete, outra vedete no guarda-roupa sessentinha que está de volta em uma alfaiataria mais leve e feminina. A influência geométrica agora aparece nos acessórios e nas estampas quadriculadas - hit da estação. Na modelagem ou nas estampas, essa moda dá um toque romântico e divertido aos looks.

· Desfile Ralph Lauren. 

1990: diversidade urbana

O clima despojado dos anos 1990 está de volta por meio de seus elementos mais icônicos. A década da diversidade foi marcada pelo surgimento das tribos, que traduziam na roupa - mais funcional e prática do que nas décadas anteriores - um estilo de vida. Dos grunges herdamos a febre das camisas xadrez; da cultura hip-hop, as jaquetas amplas e as estampas ultracoloridas. Essa época marcou também o auge do jeans, que agora ganha novo fôlego por meio de jaquetas, coletes, lavagens claras e detalhes rasgados. O look total jeans, aliás, é uma das maneiras mais simples, porém não menos estilosas, de aderir a esta moda. Outra dupla hit do momento, o top cropped usado com cintura alta, e os tênis bem urbanos também remetem à estética da época.

· Desfile Herchcovitch 

Postar um comentário